NICKO MCBRAIN

Nicko McBrain é o nome artístico de Michael Henry McBrain (nascido em 5 de junho de 1952 em Hackney, Londres, Inglaterra), é um baterista inglês. É atualmente o baterista da banda Iron Maiden, onde ingressou em dezembro de 1982, tendo substituído Clive Burr. Foi antes o baterista da banda Trust.

Demonstrou seu talento para a bateria ainda quando criança quando "batucava" nas panelas de sua mãe. Posteriormente recebeu de presente sua primeira bateria e ingressou em bandas de Jazz onde no entanto não viria a ter sucesso, devido principalmente ao seu estilo pesado que não combinava com a leveza do Jazz. Atualmente, é considerado por muitos como um grande baterista do estilo heavy metal, conhecido pela sua irreverência, técnica e estilo peculiares.

Ao contrário da maioria dos bateristas de heavy metal, Nicko não é um utilizador do pedal duplo (um mecanismo que permite tocar ritmos de notas musicais constantes no bumbo com os dois pés) por considerar esta técnica demasiado complicada, tendo vindo por isso a desenvolver uma técnica incrivelmente rápida apenas com um pé, no qual consegue seguir perfeitamente os ritmos acelerados de Steve Harris no baixo. No entanto, em 2003,na gravação do álbum "Dance of Death", usou um pedal duplo na gravação da música "Face in the Sand", tendo depois afirmado publicamente que foi uma das coisas mais complicadas que alguma vez tocou na sua vida, e que, por essa mesma razão, a música não seria interpretada ao vivo na digressão de promoção do álbum. Curiosamente, foi nesse mesmo álbum que Nicko contribuiu pela primeira vez em mais de 20 anos, com a composição de uma música para os Iron Maiden, escrevendo a linha para baixo em "New Frontier".

A alcunha "Nicko" tem origem na infância de Nicko, mais precisamente no seu urso de pelucia preferido que se chamava "Nicholas, the bear" ("Nicholas, o urso") - que aparentemente era a sua companhia pessoal para todo o lado. Por causa disto, os seus pais passaram a chamar-lhe "Nicky".
O termo "Nicko" surgiu quando Michael, em conjunto com o teclista (tecladista no Brasil) Billy Day se reuniram com o gestor da CBS Records. Billy apresentou-o como "o meu baterista italiano - chama-se Neeko".
O termo agradou a Michael que decidiu desde então usá-lo como o seu nome artístico, tendo efectuado apenas uma pequena adaptação ortográfica na palavra.

Em meados de 2000, em companhia da sua esposa cristã Rebecca, Michael converteu-se ao cristianismo na igreja de Spanish River perto da sua casa em Boca Raton (Flórida). Segundo relatos do próprio, a sua esposa orava por ele há bastante tempo e ao entrarem os dois na igreja, Michael teria chorado e ouvido uma "chamada". Em depoimentos posteriores, disse: "sentei-me a pensar, 'não bebi nada ontem, porque não consigo manter-me de pé?'" e "'Eu tinha uma fervente relação com Jesus a acontecer no meu coração".