Historiador brasileiro publica trabalho sobre o Maiden



Acaba de ser publicado o artigo científico "When two worlds collide: representações do real e monstruosidades fantásticas no conjunto simbólico das capas de álbuns e singles da banda Iron Maiden", de autoria do historiador Rodrigo Medina Zagni (professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo), no quarto número da revista Domínios da Imagem, do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI) da Universidade Estadual de Londrina.

A revista foi lançada durante o II Encontro Nacional de Estudos da Imagem (II ENEIMAGEM), realizado entre 12 e 14 de maio na UEL, em Londrina, com lugar de destaque para o texto que faz uma meticulosa análise das capas dos álbuns e singles da banda Iron Maiden, tentando compreender a função social das imagens ali inscritas numa sociede de consumo de massa, fundamentalmente de Eddie, o mascote da banda. A revista circula somente em papel e pode ser adquirida no site da UEL (www.uel.br).

Até que a revista seja disponibilizada on-line, o autor disponibilizou seu texto, em formato ".pdf", provisoriamente NESTE LINK

É a primeira vez que a banda ganha espaço em revistas científicas brasileiras, em estudos dessa natureza. Críticas e sugestões podem ser encaminhadas para o endereço de email: rodrigo.historia.usp@gmail.com.

Fonte: IMB