The Final Frontier será o último álbum do Maiden?


Não se fala em outro assunto desde que o Iron Maiden divulgou o título de seu 15° álbum de inéditas, The Final Frontier. O fim do Iron Maiden está próximo? The Final Frontier será mesmo o último álbum do Maiden? Reunimos alguns trechos de entrevistas onde Steve Harris e Adrian Smith falam sobre o assunto. Confira:

Em fevereiro de 2004 em entrevista ao jornal japonês Daily Yomiuri, Steve Harris falou abertamente sobre o fim do Iron Maiden.
"Temos conversado a respeito e sabemos que não podemos continuar para sempre. Mas não é possível programar uma data para o fim. Isso deve acontecer quando todos sentirem que chegou a hora, mas nós ainda não sentimos que é a hora". Steve Harris (Fev/2004)
Na ocasião, Harris aproveitou também para alfinetar os grupos cujo encerramento das atividades não passa de um hiato. "Não queremos cometer esse erro. Algumas bandas dizem 'é isso aí' e dois anos depois falam 'estamos um pouco entendiados agora, vamos fazer tudo novamente'. Uma vez que acabou, acabou mesmo". O líder da Donzela também explicou o porquê do sucesso do grupo. "Nunca cedemos a pressões de terceiros. Fazemos os discos que queremos fazer, assim como no início fizemos exatamente o que queríamos. Sempre foi assim. No mais, por que nós continuamos vendendo? Acho que é porque somos bons".

Em junho de 2006, em entrevista a imprensa da Suécia, Steve Harris voltou a falar sobre aposentadoria e disse o seguinte:
“Desde o início, eu disse que o Iron Maiden faria quinze álbuns de estúdio. No caso, resta apenas um para nós, o que me deixa triste". Steve Harris (Jun/2006)
"Há vida depois do Iron Maiden. E há muita coisa que eu gostaria de fazer e não tenho tempo agora. Sem sombra de dúvida que eu sentiria falta da banda, mas não há razão para ficarmos vivendo no passado. Nós provavelmente despontaríamos muitas pessoas se acabássemos, mas no dia em que não quisermos fazer mais tudo isso, estará acabado”, sentenciou Harris.

Porém em março de 2009 em meio a Somewhere Back In Time World Tour, o guitarrista Adrian Smith revelou que o grupo mudou de opinião com a celebração do seu 35º aniversário - e decidiram continuar gravando e fazendo shows. Smith falou ao site MetalHammer.co.uk:
"Nós vamos continuar. O incrível é que existe um grande público espalhado por aí querendo ouvir o que estamos fazendo nesse momento; e no mundo real isso não é algo normal, então você tem que se reavaliar". Adrian Smith (Mar/2009).
O Iron Maiden ainda não se manifestou sobre a polêmica após o anúncio de The Final Frontier. Mas que o título é no mínimo sugestivo e levanta tais questionamentos por parte dos fãs, não há dúvidas. Porém é preciso ter calma e esperar um pronunciamento oficial da banda. A próxima turnê começa em 9 de Junho, e até lá certamente teremos respostas...

UPDATE! STEVE HARRIS CONFIRMA: "HAVERÁ UM NOVO ÁLBUM!"