Bruce Dickinson fala sobre show na Colômbia

O Iron Maiden retorna à Colômbia em 2011 após dois shows memoráveis durante a Somewhere Back in Time World Tour 2008/2009, em Bogotá. Agora, poucos dias após ter a sua terceira apresentação confirmada na capital do país, Bruce Dickinson, falou com o site de notícias El Tiempo sobre a próxima tour. Confira!

Qual o motivo de voltar tão cedo?
Estamos muito contentes de voltar a Bogotá. É uma cidade fantástica e temos muitos fãs na Colômbia. Não teremos a oportunidade de tocar em Quito ou Caracas e as pessoas enlouqueceram ao saber que não iríamos. Além disso, temos também um novo álbum (The Final Frontier)

O que é melhor no público colombiano?
Eu me lembro da primeira vez que tocamos lá: ficamos impressionados com a dedicação e resistência das pessoas que acamparam fora do parque por quase uma semana. Eu nunca tinha visto tanto espírito, nem a chuva foi impedimento. Isso é fenomenal, realmente está entre os melhores momentos do mundo (sic).

Alguns rumores dizem que você não gostou de Bogotá.
Quando foi isso? Eu amo Bogotá. Isso foi há muito tempo atrás, quando a cidade teve muitos problemas com os cartéis de drogas e os chefões, faz mais de 20 anos. As coisas mudaram muito. Em todo caso, isso nunca teve a ver com o povo colombiano, às vezes tem a ver com a situação política, mas o povo colombiano é fantástico.

Houve alguma coisa que não conseguiu fazer em Bogotá durante essas visitas?
Eu realmente queria praticar esgrima quando estive aí, porque eu sabia que havia uma competição em Bogotá este ano. Eu comecei a praticar com as equipes nacionais do Chile, Equador e Brasil, mas acho que vamos chegar na noite anterior ao concerto, então eu tenho que descansar.

Como escolhem as bandas de abertura?
Isso depende de descobrir quem está disponível. Nós não escolhemos quem fará a abertura da turnê da América do Sul. Nunca se sabe, pode ser você.

Não se cansam das turnês? Já pensaram em se aposentar?
Nós trabalhamos muito duro e, as vezes ficamos cansados, mas nunca de tocar ao vivo. Isso é algo que amamos, e à medida que envelhecemos, torna-se mais precioso. É muito importante para nós, então nós não vamos parar.

Se você pudesse escolher um grupo para um álbum tributo ao Iron Maiden, qual seria e por que?
É uma pergunta muito boa. Penso que seria o Rammstein, pois queria ver que tipo de vídeo eles iriam fazer (a banda alemã fez recentemente um vídeo pornô). Não os vejo fazendo um álbum inteiro, mas um par de canções.

Antes pilotava um A-320. Qual a diferença entre esse e o Boeing 757 do Iron Maiden?
Pilotei por muito tempo para a Discovery com o "Flying Heavy Metal" (Programa de TV). São sistemas operacionais diferentes, quando comparados com os computadores, um é o Macintosh e o outro o PC. São aviões diferentes, mas ambos são seguros.

Como vai preparar sua aterrisagem no aeroporto El Dorado?
Bogotá tem a reputação de ter um aeroporto difícil. Temos que fazer um treinamento diferente para aterrissar e decolar, por causa da altitude elevada e por ser cercado de montanhas. Mas o Boeing 757 que pilotamos é muito poderoso e quase perfeito para essas condições. Assim será o espetáculo.


O principal aeroporto de Bogotá se chama "El Dorado"

Conte sobre o show. Será que vai ser menor do que outros da banda? Haverá fogos de artifício?
Não podemos descrevê-lo como menor. Não poderemos usar os fogos este ano porque é difícil obter todas as aprovações legais. O show será baseado no novo álbum, "The Final Frontier", e terá telões gigantes, faremos alguns vídeos curtos para o público, será realmente especial. Nós vamos tocar mais músicas do novo álbum, bem como algumas que não tocamos em nossa turnê norte-americana.

O que podem esperar os fãs mais fiéis desta terceira visita do Iron Maiden?
Haverá poucas músicas de álbuns anteriores que trazem felicidade, mas nossos fãs na América Latina são em sua maioria jovens, e gostam tanto do novo material como do velho... Teremos uma mistura interessante de canções.

"The Final Frontier" será a última turnê da banda que veremos na América do Sul?
Eu odeio dizer isso, mas quando uma banda tem tantos anos como o Iron Maiden, nunca se sabe o que vai acontecer depois.

Fonte: Eltiempo.com